Principesca e Ducal Casa de Gonzaga Trivulzio Galli d'Alvito e Mesolcina
LINHAGENS INCORPORADAS À CASA PRINCIPESCA DE VAL MESOLCINA
Ao longo dos séculos, numerosas Linhagens, Morgadios e Casas Nobiliárias foram incorporadas à Casa de Mesolcina. Pela Lei Sálica, que rege os países de onde principalmente vieram as Consortes da Casa de Mesolcina, apenas os bens de uma Linhagem pode ser herdada por outra, caso a Dinastia se extinga em sua linha masculina. Nesses casos, a mulher herdeira da Dinastia pode legar os bens de sua Casa para seus filhos, incorporando assim os bens da Linhagem original àqueles da Linhagem do marido; e, em alguns casos, além dos bens, podiam ser passados os brasões, títulos e Direitos Feudais: nesses casos se dizia que uma Linhagem herdou a Linhagem anterior.
Como é comum em todas as Casas da Alta Nobreza da Europa, a Casa de Mesolcina teve em seu tronco principal adicionadas numerosas outras Linhagens, que passaram à Casa Principesca através dos casamentos dos Príncipes com numerosas Herdeiras de Linhagens.
As duas principais Linhagens incorporadas à Casa de Mesolcina foram aquelas de GALLI e de TRIVULZIO, que dão o nome à Dinastia: TRIVULZIO-GALLI. A união de ambas as linhagens se deu com o casamento da Princesa Ottavia Grimaldi Trivulzio, filha de Teodoro IX Trivulzio, 1º Príncipe de Mesolcina, Herdeira de sua Linhagem, com Tolomeo III Galli, 4º Duque de Alvito e de Atina, Marquês de Scaldasole e de Isola, Conde Imperial de Trè Pievi. Com o casamento da Princesa Ottavia Trivulzio com o Duque Tolomeo III Galli ambas as Linhagens se unem, e formam até hoje o que chamamos de CASA DE MESOLCINA.
Porém outras tantas Linhagens foram Herdadas pela Casa de Mesolcina, foram elas:
A CASA GONZAGA DI CASTEL GOFFREDO: Marqueses de Castel Goffredo.
A CASA BEVILACQUA: Marqueses de Maleo, Marqueses de Picoleone, Conde de Pissetone-Cavria, Condes de Maccastorna.
A CASA SCARAMPI: Marqueses de Borgo S. Martino (1750), Marqueses de Canelli (1602), Marqueses de Loazzolo (1602), Marqueses de Mioglia (1529), Marqueses de Montaldo Scarampi (1602), Marqueses de Prunetto e Levice (1560), Marqueses de Villanova (1701); Condes de Brusaschetto, Condes de Camino, Condes de Castel S. Pietro, Condes de Rive, Condes de Solonghello; Barões de Nus;
Para saber mais a respeito de cada uma delas, clique no menu abaixo: