top of page
Mastro bandeira de armas.png

Bandeira de Armas da Casa Principesca

 

 

A Wappenbanner das Fürstenhaus, ou seja, a Bandeira de Armas da Casa Principesca, foi utilizada pela primeira vez em no século XII, e acompanha a evolução heráldica do Brasão de Armas da Casa Principesca. Seu atual desenho foi encomendado em 1622, quando Teodoro IX Trivulzio teve seu título de Conde Imperial Elevado ao de Príncipe Imperial. Á última modificação na Bandeira se deu em 1678, com a adição do escudo dos Galli, Duques de Alvito, ao escudete central, junto ao escudo da Casa de Trivulzio. Tal Bandeira é utilizada até nossos dias pelo Chefe da Casa Principesca e pelos demais membros da Casa de Mesolcina.  

 

Diferente do Estandarte Principesco, a Bandeira da Casa Principesca serve para representar a Casa Principesca de Trivulzio-Galli, e todos os seus membros. É a bandeira utilizada em ocasiões formais pela Casa Principesca, e pode ser utilizada em substituição ao Fürstenstandarte.

Mastro bandeira do Estado Principesco.pn

Bandeira do Estado Principesco

​

Também chamada de Fürstenflagge (Bandeira do Príncipe), a Bandeira do Principado foi criada em 1730 para uso militar, mas depois teve também uso Civil e Mercantil quando passou a ser utilizada para representar a navegação dos barcos mercantis da Casa Principesca de Mesolcina no Rio Danúbio em 1804, em substituição a Flagge des Fürstenhaus. Seu uso foi depois estendido ao uso civil e ao uso mercantil de uma maneira geral, mantendo-se também seu uso militar.

 

É composta por duas faixas horizontais, de igual tamanho, a superior amarela e a inferior verde (Cores da Casa de Trivulzio-Galli).

​

Em caso da Restauração do Principado de Mesolcina como Estado Soberano, será esta a Bandeira que será utilizada como bandeira nacional.

Mastro da Restauração águia.svg.png

Bandeira da Restauração

​

Criada tendo por base a Bandeira do Estado Principesco, a Bandeira da Restauração passou a ser utilizada pela Casa Principesca e seus apoiadores desde as Guerras Napoleônicas, que causaram o fim do Sacro Império Romano-Germânico.

 

É composta por duas faixas horizontais, de igual tamanho, a superior amarela e a inferior verde (Cores da Casa de Trivulzio-Galli) e ao centro o Escudo das Grandes Armas da Casa de Principesca.

​

Desde o dia 23 de Junho de 2017, Dia do Sagrado Coração de Jesus, por determinação de S.A.S. o Príncipe Andre III Trivulzio-Galli, a Bandeira do Estado Principesco passou a levar o Sagrado Coração de Jesus junto ao cantão da bandeira, no lado da tralha.

​

Atualmente é utilizada em eventos oficiais da Casa Principesca, e por aqueles grupos de apoiadores da Restauração da Monarquia em Mesolcina e nos demais Principados da Casa de Trivulzio-Galli.

 

Estandarte da Casa Principesca

​

Também chamada de Flagge des Fürstenhaus (Bandeira da Casa Principesca), foi concedido como um Privilégio por Sua Majestade Cristianíssima o Rei Carlos VII da França a Gian Giacomo II Trivulzio, 1º Príncipe de Trivulzio e 1º Conde Imperial de Mesolcina, Grande Marechal do Rei da França, o Estandarte da Casa Principesca é composto por uma bandeira verde semeada de flores-de-lis douradas. O verde e o dourado são as Cores da Casa Trivulzio, e as flores-de-lis são o símbolo da Casa Real da França.

 

Sobre o centro do Estandarte pode estar o brasão da Casa Principesca, e ainda por Privilégio Real, estar acompanhado dos anjos, suportes heráldicos da Casa de Valois.  

​

Sobre o escudo a Fürstenhut (Coroa dos Príncipes do Sacro Império Romano-Germânico), e ao redor dele, o Colar da Ordem de Sua Alteza o Príncipe e de São Miguel Arcanjo, máxima condecoração dinástica da Casa Principesca.

​

Fora utilizada como Bandeira Principesca, representando as atividades mercantis da Casa Principesca de Trivulzio-Galli até o ano de 1730, quando fora então criada a Fürstenflagge, que passou então a substituí-la.

​

Seu uso hodierno se dá para marcar as propriedades particulares da Casa Principesca, diferenciando assim da Fürstenflagge, atualmente usada pelos apoiantes da Restauração da Monarquia no Principado de Mesolcina. 

Estandarte do Príncipe Soberano

 

O Fürstenstandarte, o seja, o "Estandarte do Príncipe Soberano" é utilizado por Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Titular de Mesolcina, como Chefe da Casa Principesca, tem direito de utilizar o Seu Estandarte Pessoal.

 

O Estandarte Principesco, como é chamado, não é uma bandeira, no sentido de que não representa a Casa Principesca, é apenas um pavilhão utilizado para indicar a presença física do Príncipe Soberano. Assim, é hasteado nos prédios pertencentes à Casa Principesca, quando neles está o Príncipe Titular.

 

É feito em tecido cor Rojo Carmesí, que é a "cor majestática" dos Príncipes do Sacrossanto Império Romano-Germânico. Deve ser feito de forma retangular, na proporção de 1 e 1/3 por 2. O Fürstenstandarte, da mesma forma que o Estandarte da Casa Principesca, é formado por um semeado de flores-de-lis de ouro e sobre o centro do Estandarte deve estar o brasão da Casa Principesca, e ainda por Privilégio Real, estar acompanhado dos anjos, suportes heráldicos da Casa de Valois.  

​

Sobre o escudo a Fürstenhut (Coroa dos Príncipes do Sacro Império Romano-Germânico), e ao redor dele, o Colar da Ordem de Sua Alteza o Príncipe e de São Miguel Arcanjo, máxima condecoração dinástica da Casa Principesca; atrás do escudo o Cetro Principesco e o Bastão de Comando, que junto da Fürstenhut, são os atributo heráldicos do Fürst.

​

O estandarte deve ser circundado por brocados e franjas de ouro.

 

 

bottom of page