Principesca e Ducal Casa de Gonzaga Trivulzio Galli d'Alvito e Mesolcina
Distinguida Ordem Dinástica e Draconiana de São Teodoro Mártir
Entre as Ordens Honoríficas da Principesca e Ducal Casa de Gonzaga Trivulzio Galli, a Ordem Draconiana de São Teodoro Mártir, Fundada no âmbito do Condado Imperial de Melzo pelo Conde D. Teodoro I Trivulzio, em 1482, ainda é concedida regularmente por Sua Alteza Sereníssima o Príncipe e Duque de Mesolcina. A Ordem de São Teodoro, por sempre ter sido uma Ordem leiga, pode ser concedida independente da orientação religiosa dos Membros.
Litografia do século XVII de um Cavaleiro da Ordem.
Até o ano de 1919 a Ordem era principalmente utilizada para premiar os esforços militares no Principado e no Ducado de Mesolcina. Essa prática foi iniciada durante as guerras napoleônicas, onde surgiu a necessidade de se poder condecorar militares não Católicos principalmente russos, ingleses e prussianos. Para que isso pudesse ser feito, S.A.S. o Príncipe D. Andrea I Gonzaga Trivulzio Galli, então Duque reinante de Mesolcina, procedeu uma profunda reforma estatutária da Ordem.
​
Nas Delegações Nacionais das Ordens Dinásticas da Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, a Ordem de São Teodoro é a principal Ordem Dinástica parceira das atividades das Ordens Religiosas-Militares. Por ser uma Ordem que pode ser concedida por S.A.S. o Príncipe e Duque de Mesolcina a não-Católicos, é a Ordem que mais é atualmente concedida pela Delegação Estadunidense das Ordens Dinásticas. Entre os Membros mais famosos da Ordem de São Teodoro Mártir estão a Lady Margareth Thatcher, Primeira-Ministra do Reino Unido; o Dr. Rowan Williams, antigo Lord Arcebispo de Canterbury; Sua Excelência o Arcebispo Gregorios of Thyateira, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Grega da Grã-Bretanha.
Muito comum vem sendo a prática se condecorar com a Grã-Cruz da Ordem Draconiana e Distinguida de São Teodoro Mártir aos Membros das Ordens Religiosas-Militares (Católicos portanto) das Delegações Nacionais das Ordens Dinásticas de Mesolcina, que não tenham recebido uma das 72 Grã-Cruzes disponíveis para as três Ordens Religiosas-Militares. Com essa prática a Ordem pode voltar a ser concedida a Católicos ou não-católicos.
​
A Ordem de São Teodoro possui os seguintes graus (do mais alto para o mais baixo):
​
Cavaleiro da Grã-Cruz ou Dama da Grã-Cruz;
Cavaleiro Grande-Oficial ou Dama Grande-Oficial;
Oficial-Companheiro ou Oficial-Companheira;​
Oficial;
Companheiro ou Companheira;
Membro;
Antigas condecorações (venera e placa) de Grande-Oficial da Ordem de São Teodoro.
***
Caso você queira conhecer mais as atividades da Ordem de São Teodoro Mártir, escreva um e-mail para: ordinidinastici@gmail.com enviando vosso currículum vitae completo.