Principesca e Ducal Casa de Gonzaga Trivulzio Galli d'Alvito e Mesolcina
CASA DE GONZAGA
A Dinastia dos Gonzaga foi a principal Casa Principesca do Centro-Norte da Itália. Seu Ramo principal foi aquele de Mantova e Monferrato, onde os Gonzaga foram Duques Soberanos. Do Ramo principal (Gonzaga di Mantova) surgiram ramos cadetes, como os Gonzaga di Castel Goffredo, onde os Gonzaga foram Marqueses.
A Casa Gonzaga e a Casa Trivulzio foram unidas por uma série de casamentos, sendo que os Gonzaga deram 3 Princesas Consortes à Casa Trivulzio. A última delas, Caterina Gonzaga (que nasceu em 14 de fevereiro de 1574), casou-se com Teodoro VIII Trivulzio, Marquês e Conde Imperial de Melzo, Marquês de Gorgonzola, Conde Imperial de Melzo, Duque de Venosa e de Bojano, e juntos, foram pais de Teodoro IX Trivulzio, 1º Príncipe de Mesolcina.
Caterina Gonzaga era filha de Alfonso Gonzaga, Marquês de Castel Goffredo, irmão de Ferrante Gonzaga, e portanto tio de São Luís Gonzaga, sendo assim a Princesa Caterina Gonzaga era prima-irmã de São Luís Gonzaga. Alfonso Gonzaga, Marquês de Castel Goffredo, não teve filhos homens, e portando, o Marquesado de Castel Goffredo deveria ser passar, após a morte de Alfonso, dos Gonzaga para os Trivulzio.
Para evitar isso, Ferrante Gonzaga e seu segundo filho, Rodolfo Gonzaga, tramam o assassinato de Alfonso Gonzaga, o que se deu em 7 de maio de 1592. Após o assassinato de Alfonso Gonzaga, seu irmão Ferrante, Marquês de Castiglione toma o Marquesado de Castel Goffredo, impedindo a legítima sucessão a filha de Alfonso, Caterina Gonzaga, casada com Teodoro VIII Trivulzio.
Teodoro VIII Trivulzio, em nome de sua esposa, Caterina Gonzaga, reclama junto ao Imperador Rodolfo II de Habsburgo, que concorda com as reclamações dos Trivulzio, e estipula que, após a extinção dos Gonzaga di Mantova (Ramo principal dos Gonzaga), os descendentes de Caterina Gonzaga deveriam suceder ao Patrimônio Gonzaguesco, como representantes do Ramo dos Gonzaga di Castel Goffredo. Por esse motivo, em 1708 os Príncipes de Mesolcina, como legítimos descendentes de Caterina Gonzaga e Teodoro VIII Trivulzio, receberam como quitação de sua dívida as Ordens Dinásticas do Patrimônio Heráldico dos Gonzaga.
Brasão da União Dinástica entre as Casas de Mesolcina e de Scarampi