Principesca e Ducal Casa de Gonzaga Trivulzio Galli d'Alvito e Mesolcina
As Armas ditas Médias, utilizadas pelo Chefe da Casa Principesca, são reguladas pelas Ordenações Heráldicas da Sereníssima Casa Principesca de Mesolcina (Artigos 5º e 7º), e são as Armas que combinam as Armas da Dinastia Principesca, com a águia bicéfala do Sacro Império Romano-Germânico, que está também presente nas Grandes Armas, todavia nas Médias Armas é a peça que toma preponderância.
A águia bicéfala foi a evolução da águia monocéfala, brasão primitivo dos Sacro Imperadores Romano-Germânicos. Suas duas cabeças lembram os dois Impérios Romanos (o do Ocidente e o do Oriente). Inicialmente a águia era apenas utilizada pelos Sacro Imperadores, sendo depois seu uso permitido, e até mesmo incentivado aos Condes Imperiais e aos Príncipes Imperiais, como sinal de pertença e lealdade ao Sacro Império Romano-Gerânico.
Brasão de Armas do Sacro Império Romano-Germânico, com destaque especial para a águia bicéfala.
Mais tarde, com a reforma protestante, a águia bicéfala tornou-se o símbolo da luta da Nobreza Cristã (Católica) contra a Nobreza protestante. Assim a águia imperial (bicéfala) foi levantada em estandarte pelos Defensores da Roma Eterna.
Brasão de Armas dos territórios do Sacro Império Romano-Germânico, com destaque especial para a águia bicéfala. No centro a Cruz com N.S. Jesus Cristo, salientando a Vocação Católica do Sacro Império e de seus Príncipes, face aos protestantes.