top of page

Os Príncipes de Mesolcina e a Ordem do Tosão de Ouro

Brasão de Armas de Sua Alteza Serníssima o Príncipe Antonio VIII, 5º Príncipe de Mesolcina, de Trivulzio-Galli, de Mesocco e do Sacro Império Romano-Germânico, com o Colar da Ordem do Tosão de Ouro e a Coroa Principesca com as ínfulas, Privilégio da Casa de Mesolcina desde 1622.

A Casa Principesca de Mesolcina teve a honra de dar à Ordem do Tosão de Ouro quatro Cavaleiros. Foram eles:

 

- Teodoro IX, 1º Príncipe de Mesolcina;

- Ercole I, 2º Príncipe de Mesolcina;

- Antonio VI, 3º Príncipe de Mesolcina; e

- Antonio VIII, 5º Príncipe de Mesolcina;

Sua Alteza Serníssima o Príncipe Antonio VIII, O Santo, 5º Príncipe de Mesolcina, de Trivulzio-Galli, de Mesocco e do Sacro Império Romano-Germânico, em Trajes Magestáticos como Covaleiro da Ordem do Tosão de Ouro.

A proximidade entre os Príncipes de Mesolcina e a Ordem do Tosão de Ouro é muito antiga. Foi Teodoro IX Trivulzio, o 1º Príncipe de Mesolcina e do Sacro Império, quem iniciou esta proximidade histórica.

 

Os Príncipes da Casa Trivulzio(-Galli) sempre foram muito próximos aos Monarcas da Casa de Habsburgo, de modo que sempre foram deles que receberam seus Colares como Cavaleiros desta tão distinta Ordem.

 

Teodoro IX e Hércules I (Cavaleiros em 1634)

O Príncipe e Cardeal Giovanni Giacomo Teodoro Gioseffo Melchiore Simone Pio Valente Trivulzio Visconti Gonzaga, mais conhecido como Teodoro IX Trivulzio, 1º Príncipe de Mesolcina, recebeu o Tosão de Ouro do Rei Felipe IV da Espanha, em 1634, no mesmo ano em que seu filho, o Príncipe Hércules Trivulzio, então Príncipe de Mesocco, e depois 2º Príncipe Imperial de Mesolcina, recebeu o Colar da Ordem.

 

Antonio VI (Cavaleiro em 1664)

Antonio VI Trivulzio, 3º Príncipe Imperial de Mesolcina recebeu o Colar do Tosão de Ouro em 1664, o mesmo ano da morte de seu pai Hércules I, o que demostra a grande proximidade entre os Príncipes de Mesolcina e a Ordem, uma vez que o Colar do Tosão de Ouro passou a se compreender como quase que inerente à Coroa Principesca dos Trivulzio.

Foi o 3º Príncipe de Mesolcina criado na Corte dos Duques de Alvito, pela tia a Princesa Ottavia Trivulzio e o esposo desta o Duque Tolomeo III Galli, o que fez com que o Príncipe tivesse um grande afeto pelos dois, como se fossem seus pais. Tudo isto pelo fato de Hércules I Trivulzio, 2º Príncipe de Mesolcina ter passado por grandes turbulências políticas, que impediram que seu filho convivesse com ele por longo período.

 

Antonio VIII (Cavaleiro em 1731)

Filho de Antonio VII Trivulzio-Galli, 4º Príncipe de Mesolcina, e da Condessa Lucrezia Borromeo, logo torna-se órfão por parte de pai, e é educado em escolas da Toscana, sendo ainda adolescente enviado para a Corte Imperial de Viena, onde é acolhido pelo Imperador Carlos VI como o principal “nome da Corte”.

Será o próprio Imperador Carlos VI quem lhe concederá o Tosão de Ouro em 1731.

bottom of page