top of page

 

Armas do Príncipe Hereditário

 

Furstenhut.png

Fürstenhut

A Casa Principesca de Trivulzio-Galli foi uma das poucas Casas Principescas que previu, em sua Tradição Heráldica, a diferenciação das Armas atribuídas a seus Membros, uma vez que, a maioria das demais Casas Principescas do Sacro Império Romano-Germânico utilizavam o mesmo Brasão de Armas para todos os seus Membros.  

A Linha Mais Velha

Na Tradição Heráldica Trivulzio-Galliana os principais Brasões a serem distinguidos são os da chamada Linha Primogênita, que é composta pelo Príncipe Hereditário, pelo seu filho homem mais velho, e pelo filho homem mais velho deste, e assim por diante.

Esta Linha, chamada de Linha Primogênita, ou “Linha Mais Velha” é tradicionalmente diferenciada pelas “quebras Heráldicas” em esmalte blau (azul), e por isso, é referida muitas vezes como "Linha Azul".

 

Assim, o Príncipe Hereditário, que entre 1482 a 1622 recebeu o título de Conde de Mesocco, e desde 1622 o de Príncipe de Mesocco, ou ainda o título de Erbprinz von Misox, possui um lambel de blau, posto sob o escudete central de seu brasão.

 

O filho mais velho do Príncipe de Mesocco, que recebe o título de Marquês de Maleo, utiliza as armas de seu pai, com a diferença de uma bordadura dentada de blau, colocada sobre o escudete da Família.

 

E finalmente, o filho mais velho do Marquês de Maleo, que recebe o título de Conde de Maccastorna, utiliza as armas de seu pai, com a diferença de que o seu lambel possui cinco braços, e ainda uma bordadura de blau junto ao escudo.  

 

Outra característica própria do Ramo Mais Velho é o Lema "JE CONSERVERAI", ou seja, "EU CONSERVAREI". Este lema sintetiza muito bem a missão dos Herdeiros da Casa Principesca, que é a de Conservar as Tradições e Legados Herdados dos antepassados, que ocuparam antes deles, a Chefia da Casa de Trivulzio-Galli. 

 

A Coroa Principesca do Sacro Império Romano-Germânico (Fürstenhut) e a Coroa Principesca

 

Até o fim do Sacro Império Romano-Germânico, todos os Príncipes da Casa de Mesolcina utilizavam a mesma coroa, chamada de Fürstenhut, composta por um "barrete" com 4 diademas (3 visíveis) cercados por um anel de pele de arminhos. Após o ano de 1806 (que marcou o final do Sacro Império), começaram a surgir novos usos heráldicos, de modo a diferenciar primeiro o brasão do Fürst (Príncipe-Chefe da Casa), daqueles dos Prinz (Príncipes da Casa). O Fürst passou a utilizar uma coroa principesca dita "fechada", ou seja, com 8 diademas (5 visíveis), não tendo por base a pele de arminhos, mas sim um aro de ouro com 8 florões, intercalado por pérolas. 

Mais tarde, surgiu também a tradição de diferenciar o brasão do Erbprinz (Príncipe Hereditário), daqueles dos demais Prinz, de modo que o Erbprinz passou a utilizar uma coroa fechada, semelhante a do Fürst, porém com apenas 4 diademas (3 visíveis).

Fora o Fürst, o Erbprinz, e suas respectivas Consortes, todos os demais Prinz da Casa mantiveram o uso da Fürstenhut em seus brasões. 

DonAndre PrincelyHat.png

Fürstenhut

3 Erbprinz.png

Coroa do Erbprinz

4 Prinz.png

Coroa do Príncipes Filhos e Netos de Mesolcina

5 Principe del Sanguine.png

Coroa dos Príncipes de Sangue de Mesolcina

Brasão do Príncipe Hereditário, Príncipe e Conde de Mesocco

1_Príncipe_de_Mesocco,_Pequenas_Armas.p

Pequenas Armas do Príncipe de Mesocco

1_Príncipe_de_Mesocco,_Médias_Armas.pn

Médias Armas do Príncipe de Mesocco

1_Príncipe_de_Mesocco,_Grandes_Armas.pn

Grandes Armas do Príncipe de Mesocco

Brasão do Marquês de Maleo

2_Marquês_de_Maleo,_Pequenas_Armas.png

Pequenas Armas do Marquês de Maleo

2_Marquês_de_Maleo,_Médias_Armas.png

Médias Armas do Marquês de Maleo

2_Marquês_de_Maleo,_Grandes_Armas.png

Grandes Armas do Marquês de Maleo

Brasão do Conde de Maccastorna

3 Conde de Maccastorna, Pequenas Armas.p

Pequenas Armas do Conde de Maccastorna

3_Conde_de_Maccastorna,_Médias_Armas.pn

Médias Armas do Conde de Maccastorna

3 Conde de Maccastorna, Grandes Armas.pn

Grandes Armas do Conde de Maccastorna

bottom of page