Recentemente tem surgido a questão dos títulos que podem ser endereçados as irmãs de Sua Alteza Sereníssima o Príncipe e Duque de Mesolcina, ou as suas tias. O costume na Principesca e Ducal Casa de Gonzaga Trivulzio Galli de Mesolcina, previsto no Art. 1º § 5º do Estatuto Dinástico da Soberana Casa, é que
"Ao se casarem as Princesas da Casa de Gonzaga Trivulzio Galli de Mesolcina perdem o sobrenome, qualificações, títulos e predicados da Casa de Mesolcina que até então possuíam. Adotam o sobrenome e possíveis qualificações, títulos e predicados do marido, em cuja família passam a ocupar posição, em conformidade com as regras e costumes da família do marido"
Desta forma, as duas irmãs de Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Gonzaga Trivulzio Galli, 18º Duque de Mesolcina, Príncipe de Mesocco e do S.R.I, 21º Conde-Duque d'Alvito, 25º Marquês de Melzo, bem como, todas as suas tias e todas as suas tias-avós (em virtude de todas terem contraído casamento) não fazem parte da Casa, Família e Dinastia de Gonzaga Trivulzio Galli de Mesolcina, nem possuem o predicado de Alteza ou o título de Princesas de Mesolcina, mesmo que, por ventura, venham a utilizar algum dos sobrenomes da Família socialmente, vez que, seguiram a condição de seus maridos.
Atenciosamente,
O Secretariado da Soberana Principesca e Ducal Casa de
GONZAGA TRIVULZIO GALLI DE MESOLCINA
留言