Não foi sem enorme tristeza que comuniquei a todos o falecimento de meu amado pai, Sua Alteza o Príncipe D. Angelo II Gonzaga Trivulzio Galli, Duque Emérito de Mesolcina, Duque de Bojano, no dia 19 de dezembro do ano passado.
A morte de um pai sempre deixará grandes saudades, e mesmo em locais queridos, como sempre foi para mim a Granja Santa Rita, em Tenente Portela-RS, propriedade que está em minha Família desde que viemos para a América, em 1918, tendo pertencido a Suas Altezas os Príncipes e Duques D. Pietro II e V, D. Verginio I e D. Angelo II, respectivamente meu bisavô, meu avô e meu pai. Foi nesta propriedade rural, com seu vasto casarão que dei meus primeiros passos, onde vivi até meus 33 anos.
Porém esta casa de minha infância, cujos corredores e salas estão tão impregnados de meu amor e de boas recordações, tornou-se para mim, e para Sua Alteza a Duquesa-Viúva de Mesolcina, minha mãe, um local de saudades, de modo que, decidi mudar minha residência oficial para a cidade de Ijuí, também no Rio Grande do Sul. Chamada de Capital das Etnias, onde os povos italiano, alemão e austríaco construíram suas vidas, onde cursei a Faculdade de Direito, é agora meu novo lar.
Quem sabe um dia, se a Divina Providência assim desejar, poderei um dia voltar a este meu antigo lar, porém agora, achamos melhor proceder desta forma.
Que Nossa Senhora da Natividade, Padroeira de Ijuí, auxilie a mim e a toda a Principesca e Ducal Casa de Mesolcina nessa nova faze da vida.
Despedindo-me da Granja Santa Rita, em 03 de março de 2024.
Sua Alteza Sereníssima o Príncipe
D. Andrea III Gian Giacomo
GONZAGA TRIVULZIO GALLI,
Duque de Mesolcina, Conde-Duque d'Alvito, Marquês de Castelgoffredo,
Príncipe de Mesocco e do Sacro Império Romano
Comments